segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Desculpem o vocabulário, mas ter depressão é uma merda

Ter depressão parece que é uma condição permanente. Tudo parece estar no lugar, funcionando bem, e de repente, lá vem ela. Podem passar meses, anos... mas a bendita sempre faz questão de se fazer lembrar.
É um desânimo inexplicável... parece que passou um trator sobre o corpo e a mente.
Completar um dia inteiro, normalmente, não seria nada demais. Acordar, trabalhar, voltar pra casa, lavar a louça, ver TV, dormir. Mas, em momentos em que a crise está chegando, é um grande passo. E conseguir fazer tudo isso quando ela já está instalada, é uma grande vitória.
E juntamente com o desânimo (que pode ser descrito como falta de energia, de vontade, muito sono, etc, etc), vem a tristeza. Tristeza sem motivo, acompanhada de uma angústia e de um nó na garganta que só parecem aliviar depois de um longo choro. Ou não. A vontade é a de se esconder embaixo das cobertas e chorar, e dormir, até que tudo passe e a gente acorde no mundo real de novo.
Falando em mundo real, é difícil sentir-se nele nessas ocasiões. É como estar em outra dimensão. Tudo e todos soam tão longe, inclusive nós mesmos. É como se fosse um sonho... mas não um sonho bom. É estar viajando na mente, querendo desesperadamente voltar. É não conseguir focar nas coisas, nas pessoas, no aqui e no agora.
E é frustrante. Frustrante ver que coisas tão banais como levantar da cama de manhã, ir ao banco, trabalhar, reunir-se com amigos podem ter tão assustadoras! A gente se sente inútil, incapaz, fraco, um zero à esquerda. Desculpem o palavreado, mas, pra dizer a verdade, é uma merda.
Eu gostaria muito de não ter conhecimento para escrever sobre isso. Eu não queria saber como é, ter sentido (e ainda sentir) essas coisas. Mas aí penso que tem muita gente por aí que passa pela mesma coisa, e quem sabe se, ao ler isso, sinta um pouco de conforto. É que sentir que não estamos sozinhos dá um certo alívio.

2 comentários:

  1. Sei como é. Você descreveu muito bem. É horrível. Como vc esta? Isso tem fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por perguntar! No momento estou bem, mas é uma montanha russa. Não sei se tem fim. Já ouvi casos de pessoas que dizem ter se livrado disso, mas não conheço ninguém pessoalmente que conseguiu, então tenho minhas dúvidas. Então tento passar o maior tempo possível sem ter crises, e quando tenho, tento me apegar ao pensamento de que ela vai passar. Espero que você esteja bem também, e que meu texto tenha ajudado de alguma forma.

      Excluir